segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Porque estou escrevendo. O inicio de tudo.


Desde a infância muito tenra, sempre gostei de brincar. Andar de bicicleta, jogar futebol, brincar de esconde-esconde, carrinho de rolemã, polícia e ladrão, entre outras sempre foram minhas atividades prediletas, mesmo morando em São Paulo, tive a oportunidade de brincar na rua e em praças. Com a adolescência, vieram outros esportes como o voleibol, o basquete e a natação. Após a mudança para o interior, a liberdade e a vida no clube me proporcionou uma vida mais ativa ainda, pois praticamente morava no clube de terça a domingo.

O contato com a bola foi fundamental na minha vida, pois ela realmente me ajudou a procurar metas e objetivos e fui atrás deles até a minha entrada na faculdade. Queria tentar a vida profissional como futebolista, mas fui impedido pelo um pequeno detalhe, habilidade técnica. Nunca fui uma assumidade com a bola nos pés, mas ela me encaminhou para a minha verdadeira paixão: a Educação Física.

Influenciado por vários professores que serviram de espelho, como em São Paulo, o professor Nelsão que com sua forma meio militar e intimidador, mostrava que era possível ser disciplinador e motivador ao mesmo tempo e em Mirassol por dois que me marcarão bastante: Sêo Jaime, com sua calma interiorana e forma de ser toda especial e pelo Sêo Fernando, este um grande amigo, que me inspirou profundamente, por sua paixão pelo voleibol e pelo sua forma única de ser: brincalhão, amigo de todos e que tenho um carinho especial, pois foi meu primeiro colega de profissão, quando fui estagiar na mesma escola que estudei e me ensinou como se portar perante a sala de professores e as dificuldades de dar aulas de educação física no período que a escola vivia uma grande briga política e não tínhamos quadra para dar aula, apenas um terreirão, um verdadeiro pasto.

Não posso esquecer-me de falar de outro professor que muito me ensinou, me influenciou e me inspira até hoje: Prof. Beto Brandão,que ensinou a organizar eventos, acreditou em mim profissionalmente e me ensinou a duas coisas extremamente importantes que levo para minha vida toda: “não adianta o confronto com as pessoas, a maior sabedoria, quase sempre esta em ver o problema como um todo e ó os ignorantes brigam” e principalmente me ensinou a trabalhar com as crianças, me ensinou a abraçar, a rolar e se divertir com elas e acreditar que esta é uma profissão para uma vida toda.

Todas estas pessoas me ensinaram e me inspiraram profissionalmente e fez-me em busca dos meus sonhos. Consegui me formar e construir uma carreira dentro da educação física de respeito, chegando à referência na cidade com a recreação e desenvolvendo atividades em vários hotéis de lazer e outros projetos. Com isto, alcancei o sonho de ser professor universitário e forma professores que tinha como objetivo, honrar a profissão de educação física e leva-la a um patamar diferenciado na sociedade. Durante 8 anos tive este prazer e tenho orgulho de ter influenciado alguns dos grandes profissionais da atualidade nas mais diversas áreas da educação física.

Na vivência com a recreação e lazer em hotéis, acampamentos, acantonamentos, clubes e eventos do interior de São Paulo, junto ao prazer de fazer as pessoas felizes com minha forma de trabalho, veio junto o mal do século XXI, a obesidade e o sedentarismo. Sempre adorei comer, mas o trabalho em excesso, fez com que abandonasse a prática esportiva e com isto, fui adquirindo uma forma oval, posteriormente quadrado e até chegar um formato não definido com 145 kg. Depois de lutar muito contra a balança, percebi que tinha que tomar uma atitude radical, pois estava com um “pé na cova”.

Sem mobilidade nenhuma, já havia abandonado a minha profissão e adquirido outra, pois não poderia um professor de educação física ter 135 kg ou mais e ser referência para alguém. Fui acolhido pela hotelaria, que de braços aberto me adotou e dela fiz minha fuga, consegui aprender muito com ela e sem ela, acredito que nada disto neste momento estaria acontecendo, pois me ensinou a planejar, focar o trabalho e me disciplinar. Isto devo muito a três profissionais que me ajudaram bastante: Adriano Santos, Luciano Agostine e Ricardo Marques, modelos de profissionais exigentes, que não se contentam com o bom, tem que fazer o melhor e isto sem dúvida, me influenciou nas minhas decisões e melhorar como profissional.

Como medida radical, naquele momento de forma esférica e com 145 kg, foi à cirurgia bariátrica, que me resgatou, quase uma ressuscitação para a vida de professor de educação física. Os irmãos Gandolfi, Henrique e principalmente o Alexandre, proporcionaram uma verdadeira operação de resgate profissional, pois com o apoio deles, somando a todos da minha família, fui readquirido o gosto pelo exercício, por mim e pela educação física.
Depois de ter passado por tudo o que a obesidade e o sedentarismo podem ocasionar na vida de uma pessoa, vi que é possível e é meu dever ajudar as pessoas a mudarem de vida e desta forma, retornei para a educação física com tudo. Desde então, venho me dedicando a melhorar a qualidade de vida das pessoas que por mim passam de qualquer forma: pessoalmente ou virtualmente e desta forma, me propus a ajudar as pessoas que desejam a mudar de vida como eu mudei, antes que seja tarde demais.

A atuação como professor de fitness e musculação, fez com experimentasse novas formas de dar aulas de atividade física, fez me estudar muito mais e este querer em ajudar, fez-me em busca desta nova ferramenta que inauguro hoje, uma data especial por ser o dia do profissional de educação física e desta forma, convido a você a acompanhar este blog, pois nele teremos a oportunidade de refletir sobre o exercício físico, qualidade de vida, sedentarismo, obesidade, mudanças, quebras de paradigmas e saúde física e mental.

Você está convidado a participar conosco. Venha contribuir com este projeto que não é meu, mas de todos que desejam ser diferente no seu dia-a-dia. 

Um grande abraço e boa leitura.


Um comentário: